Xilogravura é a técnica de gravura na qual se utiliza madeira como matriz e possibilita a reprodução da imagem gravada sobre papel ou outro suporte adequado. É um processo muito parecido com um carimbo.
A xilogravura é de provável origem chinesa, sendo conhecida desde o século VI. No ocidente, ela já se afirma durante a Idade Média. No século XVIII duas inovações revolucionaram a xilogravura. A chegada à Europa das gravuras japonesas a cores, que tiveram grande influência sobre as artes do século XIX, e a técnica da gravura de topo criada por Thomas Bewick.
No final do século XVIII Thomas Bewick teve a idéia de usar uma madeira mais dura como matriz e marcar os desenhos com o buril, instrumento usado para gravura em metal e que dava uma maior definição ao traço. Dessa maneira Bewick diminuiu os custos de produção de livros ilustrados e abriu caminho para a produção em massa de imagens pictóricas. Mas com a invenção de processos de impressão a partir da fotografia a xilogravura passa a ser considerada uma técnica antiquada. Atualmente ela é mais utilizada nas artes plásticas e no artesanato.
Neste filme, o artista gráfico Gilberto Tomé fala sobre técnica e conceito empregado para esta produção e a proposta da oficina de xilogravura coordenada por ele.
Filme de Enio Vurraro
Música: New Star In The Sky - Air
fonte: Wikipedia
2 comentários:
Numa frase? Tiro meu chapéu. Total. Parabéns pelo trabalho!!!!!
Es-pe-ta-cu-lar!
Só foi chato aquela "mina tagarela" ao fundo. Afora isso, qualidade pra além do incrível. Demais!
Sensacional!!!!!!!!!!Que belo registro de experiência e aprendizado,parabéns pela produção
Postar um comentário